sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Dia Mundial da Voz é comemorado a 16 de Abril e foi instituido com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a importancia da voz e os cuidados a ter para manterem-na saudavel. O acto de falar envolve todo um mecanismo organico comandado pelo cerebro, entretanto factores externos como alteração brusca da temperatura, tabaco, alcool, poluição, contrDIA MUNDIAL DA VOZ



A voz humana é produzida pela vibração do ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma e que passa pelas pregas vocais e é modificado pela boca, lábios e a língua.
A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da nossa evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, harmoniosamente atuando para que se possa obter uma emissão eficiente. É importante sabermos que as pregas vocais (ou pregas vocais), que são dois pares de músculos (formando o tíreo-aritenóideo) que, primordialmente, não foram feitos para o uso da voz. Esta foi uma função na qual a laringe (local onde se encontram as pregas vocais) se especializou. Mas estes músculos foram desenvolvidos, em primeiro lugar para as funções de respiração, alimentação e esficteriana.
A voz está associada à fala, na realização da comunicação verbal, e pode variar quanto à intensidade, altura, inflexão, ressonância, articulação e muitas outras características. (...)ibuem para causar uma série de problemas às cordas vocais.

Sem comentários: